A educação na sociedade contemporânea: uma interface entre o conhecimento e a informação

Ederlaine Fernandes Braga, Arisani Domingues, Itamar Pereira de Oliveira

Resumo


O presente artigo intenta discorrer acerca do atual papel da educação no contexto da sociedade contemporânea marcada pelo avanço tecnológico e científico. Para tal, foi proposto investigar o espaço destinado à educação na construção da sociedade, bem como a reavaliação de conceitos considerados fundamentais, tais como o de conhecimento, informação e de educar, considerando as perspectivas de vanguarda das variadas ciências do homem. Em suma, defenderá a importância de se educar para a vida e aumentar os laços de relação entre educador e educando, apontando um caminho de equilíbrio entre as tradicionais vertentes e paradigmas da educação e as atuais propostas de educar. Educar significa incentivar à autonomia individual e à solidariedade; prevenir insucessos e lutar contra as desigualdades; favorecer o ensino experimental e o espírito científico; abrir novos horizontes, aliando a compreensão das origens e raízes à identidade da inovação científica e tecnológica, condições essenciais à mudança orientada para um desenvolvimento humano integral. Somente, assim, a sociedade do conhecimento, também chamada sociedade da aprendizagem, encontrará o rumo para seu pleno desenvolvimento. Ambas as concepções requerem uma nova leitura do mundo atual. Eis um passo difícil, porém, sumamente necessário que os seres humanos dispamse dos velhos conceitos, velhas linguagens, dos paradigmas passados, quando eles ainda são naturalmente uma parte de todos nós.

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