A importância da interdisciplinaridade no ensino superior

Divina Rodrigues dos Santos, Luciane Cristina Vieira

Resumo


As transformações efetivadas nas formas de se comunicar pelos avanços no ensino superior permitem a quebra de barreiras de tempo e espaço e exigem uma nova concepção de  conhecimento de cada educador. Uma concepção que não se baseia apenas no conhecimento acadêmico, mas que o articula ao conhecimento real que os professores desenvolvem não só em ambientes escolares, como também em ambientes extra-escolares, trata-se da interdisiplinaridade. Dessa forma, é exigida das Universidades à Gestão do Conhecimento que considere tanto as ofertas e as disponibilidades, quanto as necessidades e os interesses de cidadãos na sociedade civil e de profissionais com visão ampla e distinta. Uma nova concepção de ensino que seja interativa e interdisciplinar, que realize a interlocução entre professores e alunos e toda a Universidade, com uma nova visão. Esse novo contexto gera a necessidade de formação de professores a partir de uma didática que contemple as diversas modalidades de ensino; que permita uma docência que seja comunicativa; que realize uma verdadeira interlocução com os discentes e que componha redes interativas e colaborativas, realizando sua função de geradora de profissionais e cidadãos para uma sociedade mais humana e uma vida mais sustentável.

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