EFICIÊNCIA DE USO DE TERMOFOSFATO DE ALUMÍNIO COMO FONTE DE FÓSFORO NA PRODUÇÃO DE FEIJÃO EM CASA DE VEGETAÇÃO, EM SOLO DO CERRADO.

Marciana Cristina da Silva, Fernando Rezende da Costa, Wilson Mozena Leandro, Antônio Florentino de Lima Junior, Lara Rodrigues da Silva, Dariane Bianca Silva

Resumo


Para a cultura do feijão, o fósforo encontra-se entre os nutrientes que apresentam as maiores limitações nutricionais ao crescimento. O fósforo é de grande importância na cultura da soja, sendo responsável pela maioria das respostas significativas no rendimento. Com o objetivo de avaliar a eficiência do uso de termofosfato de alumínio na cultura do feijão, conduziu-se um experimento na Escola de Agronomia e Engenharia de alimentos da Universidade Federal de Goiás, em um Latossolo Vermelho Distroférrico com teores baixos de fósforo. Empregou-se um delineamento em blocos ao acaso, os tratamentos consistiram em cinco fontes de fósforo, uma testemunha, sem P e dez repetições, totalizando 60 unidades experimentais. Sendo: T1- T_Yoorin - Termofosfato Yoorin; T2- FN_Arad - Fosfato Natural Reativo Arad; T3- ST - Superfosfato Triplo; T4- T_Al - Termofosfato de Alumínio em pó; T5- FN_Al - Fosfato Natural de Alumínio; T6- Test - Testemunha – sem adubo fosfatado. Foram utilizados vasos de 8 dcm3 . Estimou-se a produtividade da cultura, os teores de P nas folhas de feijão e os teores de P no solo extraído pelo extrator Mehlich 1 eficiência relativa para cada uma destas variáveis. As principais conclusões obtidas foram que a eficiência relativa dos fosfatos reativos obtidos dependeu da variável empregada. Os fertilizantes fosfatados aplicados que apresentaram melhor desempenho no crescimento do feijoeiro foram respectivamente o termofosfato Yoorin > superfosfato triplo > fosfato reativo de Arad > Termofosfato de alumínio. A produtividade do feijoeiro obtida com o fosfato de alumínio em pó foi igual ao superfosfato triplo e superiores ao termofosfato Yoorin e fosfato natural de Arad. O termofosfato de alumínio pode ser empregado como fertilizante fosfato para a cultura do feijão.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.